Texto

70 nomes lindos e muito especiais para meninos e meninas

Saber o significado dos nomes é algo que pode ajudar na escolha de como o bebê vai se chamar: assim, a decisão passa também pelo simbolismo de virtudes que os pais considerem valiosas, caso julguem que esse parâmetro é importante. Abaixo, separamos uma lista de nomes curtos femininos e masculinos cheios de significados especiais.

70 nomes lindos e muito especiais para meninos e meninas 70 nomes lindos e muito especiais para meninos e meninas


Nomes para meninos

01 – André: o nome tem origem grega (Andreas) e é calcado no elemento andrós, que significa “másculo”, “viril”, “masculino”.

02 – Bem: variante de Ben, nome hebraico que significa “filho”. Em português, “bem” está relacionado a “tudo aquilo que é bom”, “virtude” e “pessoa amada”.

03 – Bento: vem do latim e quer dizer “louvado”, “abençoado”.

04 – Brian ou Bryan: Os irlandeses, especificamente gaélicos, são os responsáveis pela origem deste nome, que significa “colina”, “montanha”, “nobre”, “virtuoso” ou “aquele que é forte”. Algumas histórias de mitologia celta formam uma interessante perspectiva do nome. Clique nele para ler a descrição completa.

05 – Caio: tem origem no latim (Caius) e significa “alegre”, “contente”, “feliz”.

06 – Cauã: é um nome brasileiro de origem tupi e significa, literalmente, “gavião”.

07 – Ciro: originário do grego (Kyros), quer dizer “senhor”, “dotado de plena autoridade”. Está ligado ao nome Kurush, denominação que os persas davam ao sol. Ciro, o Grande, foi o nome de um rei persa que se tornou célebre por ter conquistado a região da Babilônia.

08 – Davi: nome com origem hebraica (Dawid, Dawídh) e significa “querido”, “amado”, “predileto”.

09 – Dom: é a abreviação do sobrenome escocês Domnhall, que siginifica “senhor do mundo”. Significa também “dádiva”, “presente de Deus”. A palavra “dom”, em português, quer dizer também talento, habilidade especial.

10 – Enzo: quer dizer “gigante”, “vencedor” e “príncipe do lar”; a origem não é totalmente pacificada, sendo atribuída a variantes em latim, italiano e alemão.

11 – Eric: está relacionado às simbologias da águia: vitória, poder e autoridade. Tais noções são explicadas pela possível origem germânica do nome (Erarich, que quer dizer “aquele que reina como a águia”).

12 – Gael: não há origem certa e nem significado totalmente coeso, mas o sentido mais aceito é “abençoado”, “generoso”.

13 – Hélio: tem origem no grego (Helios) e era o nome da divindade do sol na mitologia grega.

14 – Heitor: também de origem grega (Héktor); significa “aquele que aguenta”, relacionando-se à virtude da tenacidade. Heitor era o nome de um príncipe de Troia que participou na Guerra de Troia; na Iliada, de Homero, foi representado como um valoroso herói.

15 – Iago: variação galesa e espanhola do nome Jacó, originário do hebraico Yaaqobh, que significa “calcanhar”.

16 – Ian: é uma variação gaélica escocesa para o nome João, derivado do hebraico Iohanan ou Yehokhanan. Significa “presente ou graça de Deus”.

17 – Iuri: uma das origens atribuídas ao nome é hebraica (Uri); quer dizer “a luz de Deus”. É também um diminutivo russo para o nome Jorge, de origem grega (Geórgios) e significa “agricultor”, “aquele que trabalha com a terra”.

18 – Leoni: o nome aparece tanto como feminino, quanto masculino. Relaciona-se com a palavra “leão”, simbolizando alguém tão valente quanto esse felino.

19 – Liam: diminutivo irlandês para o nome William e significa “aquele cuja vontade é proteger”.

20 – Lucas: vem do grego Loukás, apelido de Loukanós, e significa “luminoso” ou “iluminado”.

21 – Martin: significa “guerreiro”. De origem latina (Martinus), este nome está relacionado a Marte, deus romano da guerra.

22 – Nero: era o nome de um famoso imperador romano. Tem origem no latim e indica força, coragem e valentia.

23 – Nick: Vem de Nicholas, versão inglesa de Nicolau, que tem origem no nome grego Nikólaos, composto pelos elementos nike que quer dizer “vitória” e laos, que significa “povo”. Nick é, então, “o vencedor do povo” ou “o que conduz o povo à vitória”. Viva!

24 – Noah: é “Noé” em inglês e significa “aquele que tem vida longa”.

25 – Omar: considerada a origem árabe (ámara) deste nome, seu significado é “aquele que tem uma vida longa” ou “homem cheio de vida”. Há também a origem germânica (otmar), na qual o nome significa “ilustre pela riqueza”.

26 – Otto: tem origem germânica e indica riqueza e prosperidade.

27 – Pedro: de origem grega (Pétros), significa “pedra”, rochedo” e, assim, está ligado a noções de força, resistência e firmeza.

28 – Rael: possivelmente, se origina de uma diminuição do nome Israel, que vem do hebraico e quer dizer “Deus sustentou”. Outro significado é “príncipe de Deus”.

29 – Ravi: tem origem no sânscrito e significa “o sol”, carregando consigo a simbologia desse astro (luz, poder,etc).

30 – Rui: quer dizer “famoso pela glória”; é de origem germânica (derivado do nome Roderick).

31 – Téo: é uma abreviação de Teodoro; possui origem grega (théos) e significa “Deus”.

32 – Thór: na mitologia nórdica, era o deus do trovão. Está relacionado às ideias de força e proteção.

33 – Tom: diminutivo de Tomas, cuja origem é aramaica (ta’oma’); significa “gêmeo”.

34 – Vitor: quer dizer “vitorioso”, “vencedor”. Sua origem é latina.

35 – Zion: pronuncia-se “Zaion” e é equivalente a Sião, em português. Na Bíblia, é o nome da terra prometida dos judeus; a palavra também é usada para se referir a Jerusalém. Está ligado às noções de algo sagrado.


Nomes para meninas

01 – Agnes: de origem latina, significa “pura”, “casta”, “dócil”.

02 – Alice: nome bastante popular na França e na Inglaterra, Alice significa “de qualidade nobre”. As representações de “defensora” e “protetora” também são atribuídas a esse nome.

03 – Ana: o nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer “graciosa, cheia de graça”. O nome feminino, que reflete o sentido de dádiva ou oferta, foi bastante popular durante o Império Bizantino e Idade Média.

04 – Angel: é a variação espanhola ou inglesa para Ângela ou Ângelo e significa “mensageira dos deuses”.

05 – Bela: pode ser considerado o diminutivo de Isabela e significar “casta”, “pura” ou “consagrada de Deus”. Mas também ganha o significado do adjetivo bela, em português, que quer dizer “formosa” ou “bonita”.

06 – Bia: de origem grega (bías), quer dizer “forte”, “poderosa”. Pode ser considerado também um apelido para Beatriz – que deriva do latim Beatrice e significa “feliz”- ou de Bianca, que tem origem italiana e significa “branca”.

07 – Brenda: possivelmente, o nome tem origem escocesa e significa “pequeno corvo fêmea”.

08 – Cléo: do grego kléos, significa “glória”, “revelação”. Pode ser também um diminutivo para Cleópatra, que também tem origem grega (Kleopatra) e quer dizer “a glória do pai”.

09 – Dara: normalmente relacionado à sabedoria, o nome Dara tem muitas origens: na língua hebraica significa “misericórdia”. Em persa, significa “rico” e em Khmer (idioma oficial do Camboja) quer dizer “estrela”. Já em irlandês, tem o significado de “árvore de carvalho”.

10 – Elis: com diversas origens, esse nome quer dizer “de linhagem nobre”, “o Senhor é meu Deus”, “Deus é salvação”.

11 – Eloá: antes muito usado em meninos, o nome passou a ser mais popular entre o sexo feminino por causa da terminação “a”. Com simples sonoridade, o nome não significa nada menos do que “Deus”, que tem como origem Eloah, do hebraico.

12 – Emma: surgiu na Inglaterra por volta do ano de 1002: a rainha da Normandia chamava-se Emma, nome que acabou se tornando muito popular na região. É um terminologia feminina teutônica e significa “todo”, “universal”.

13 – Ester: significa “estrela” e tem diversas origens, entre elas o hebraico (Esther) e o latim (Stella).

14 – Eva: o nome Eva tem origem no hebraico (Haww’ ou Havah) e quer dizer “ela viveu”, “a que vive”, “dá vida”, “a vivente”. É nome da personagem bíblica relatada no livro de Gênesis, no Antigo Testamento, como a primeira mulher da humanidade, criada por Deus.

15 – Flora: era a deusa das flores e da primavera na mitologia romana. Tem significado relacionado a uma pessoa “florida”, cheia de cores e de bem com a natureza.

16 – Gaia: é a “Mãe Terra” na mitologia grega. O nome indica uma mulher forte, dona do mundo e com grande capacidade geradora.

17 – Iara: de origem indígena, quer dizer “mãe d’água”, “senhora das águas”, “a beleza das águas” ou “dominadora”.

18 – Isis: nome da deusa egípcia da fertilidade e da maternidade, símbolo feminino e matriarcal. A versão grega deste nome significa “eu nasci de mim mesma, não venho de ninguém”.

19 – Ivy: tem origem no inglês (Ivi, Yvi), que significa “hera”, nome de uma planta do tipo trepadeira.

20 – Laís: Lais tem origens do hebraico, grego e latim. Seus sentidos remetem à “democrático, “popular” e “mulher que tem popularidade”. Devido a sua simplicidade e beleza, é um dos nomes curtos para menina também muito popular no Brasil.

21 – Lia: significa “vaca selvagem” (do hebraico, Leah) ou, para os gregos, “aquela que é portadora de boas notícias”. Outros significados indicam “aquela que tem olhos doces”.

22 – Lis (ou Liz): a flor-de-lis era um símbolo da realeza francesa que indicava poder, soberania e lealdade.

23 – Lívia: significa “clara”, “pálida”, “lívida”. É a versão feminina de Lívio, de origem latina (liviu).

24 – Luma: o nome provavelmente é uma variação de Luna, que significa “lua” ou “brilhante” com origem no latim. O nome seria ainda atribuído à deusa romana da lua.

25 – Maia: o significado é “grande”, “mãe”, “aquela que dá a vida”. Também remete à Deusa da mitologia grega que reinava na primavera, deu origem ao nome do mês de maio e indica fertilidade da terra e a possibilidade do renascimento.

26 – Maria: é um dos nomes mais populares para meninas. O significado é “senhora soberana” ou “a pura”.

27 – Meg: O tom americano é porque Meg é o diminutivo de Margareth, versão inglesa de Margarida, que por sua vez surgiu do latim Margarita, originado no grego margarítes, que quer dizer literalmente”pérola”. Ufa! Uma jovem pequenina chamada de Meg significa, então, uma pérola no mundo! Bonito, não é?

28 – Mel: significa “dócil”, “suave”, provavelmente derivando do grego meli ou do latim mel.

29 – Mia: vem do escandinavo, fazendo referência a uma forma reduzida de Maria. Quer dizer “estrela do mar”, “minha”, “quem é como Deus?” e indica paciência, sensibilidade e força.

30 – Nina: era o nome da deusa da fertilidade na Assíria e na Babilônia. Tem o significado de “graciosa” e “protetora da fertilidade e dos mares”.

31 – Olga: deriva do escandinavo (Halag) e significa “consagrada a Deus”, “santa, “sublime”.

32 – Paula: tem origem no latim (Paullus) e quer dizer “pequena”, “de baixa estatura” ou “delicada”.

33 – Rosa: faz referência à flor homônima e tem o sentido de “bela flor”.

34 – Thaís: este nome tem origem grega e significa “contemplada pela sua formosura” ou “contemplada pela sua formosura”.

35 – Zoe: de origem grega, significa “vida” ou “cheia de vida”, representando, assim, alguém que vive a vida com alegria e intensidade.


Fechar