Texto

9 dicas para alcançar todas as metas em 2019

Eu sempre tive dificuldade em tornar real algumas metas, justamente por não ser uma pessoa assertiva. Sempre pensava que se não conseguisse naquele ano, sempre teria o seguinte e, desde então, todo fim de ano é a mesma coisa: metas para o próximo ano e praticamente sem resultados no fim. É um ciclo interminável e insuportável.

Infelizmente, este comportamento terrível não atinge somente a mim. Em todo lugar que eu vou e qualquer grupo de pessoas que eu me envolvo há pelo menos uma pessoa que também não cumpre nada que promete antes do ano novo. E a verdade é que o grande inimigo nessa situação somos nós mesmos. Quase sempre não fazemos o mínimo esforço para que as metas se realizem, mas essa é a hora de mudar.

9 dicas para alcançar todas as metas em 2019


01 – Mude seus hábitos, mude sua vida!

Não sair da zona de conforto pode atrapalhar muito, afinal se já está bom do jeito que está, para que mudar, certo? Errado. Se começarmos um novo ano com o pensamento e com as atitudes que tínhamos no antigo, provavelmente não vamos obter resultados diferentes dos que já tivemos no ano que passou. Ponha em mente que se você não tiver atitudes diferentes, não vai sair do lugar.


02 – Foque primeiro no que é essencial para o seu bem-estar

Se você não estiver 100% em áreas básicas da sua vida, vai ser difícil conquistar metas mais altas. Enxergue a vida como uma pirâmide: a base dela é obviamente seu corpo e sua mente. Concentre-se em ter primeiro hábitos mais saudáveis que lhe darão energia para ter um ano maravilhoso. Tenha uma alimentação mais saudável, pratique exercícios físicos, beba bastante água e corte as coisas que não fazem bem a você.
É necessário organizar a sua vida antes de pensar nas suas metas. Coloque nos eixos tudo que pode lhe causar estresse. O que você precisa fazer imediatamente? Avalie suas dívidas, sua saúde física e mental e como anda a organização da sua casa. Limpe o máximo de problemas que puder antes de entrar em 2019. É o início de um novo ciclo, comece do zero.


03 – Crie um planejamento visual do que você quer conquistar

Antes de qualquer coisa, é de extrema importância que você tenha em mente o que de fato você quer realizar e depois passar tudo isso para o papel. Um método que eu adotei no último ano para melhorar meu desempenho foi o infográfico.
É bem simples. Basta criar um ponto de partida. Pegue um papel e desenhe um círculo no centro e nomeie de “metas para 2019”. A partir desse lugar você vai puxar setas para as categorias importantes da sua vida, como: físico, mental, espiritual, intelectual, emocional, financeiro e artístico. Cada uma dessas categorias será preenchida com suas metas para cada área, assim seus resultados poderão afetar a sua vida num todo.


04 – Defina metas úteis que realmente farão diferença para você

Essa é a hora em que você para e pensa: isso é realmente é necessário? Quando eu crio metas para um novo ano eu sempre coloco coisas que eu sempre quis fazer, como aprender a tocar piano ou iniciar um novo curso na faculdade. Mas será que isso é realmente necessário para mim neste ano? Pense melhor no que você quer direcionar seu foco em 2019. Pense em metas construtivas que, em longo prazo, farão diferença na sua vida.


05 – “De grão em grão a galinha enche o papo”

Quantas vezes nós sonhamos alto demais? Não tem problema nenhum nisso, desde que você tenha planejamento. Todas as nossas metas são realizadas a partir de metas menores. Se você quer emagrecer, será necessário mudar sua alimentação e começar alguma atividade física. Se você quer fazer um mochilão pela América do Sul, precisará juntar dinheiro. Então comece a estabelecer pequenas metas que gradualmente farão você alcançar maiores objetivos.


06 – Organização é tudo

Agora que você já sabe que pequenas atitudes constroem grandes resultados, é a hora de colocar isso em prática. Se você tem um objetivo apenas na sua mente, não é meta. É algo abstrato. Qualquer coisa que você queira fazer exige esforço e planejamento. Tenha uma agenda ou um diário no qual você possa anotar aquilo que você quer e o que precisa fazer.

Um ano tem 365 dias e nesse todo temos 12 meses e aproximadamente 52 semanas. Nesse panorama a melhor coisa que você pode fazer é controlar seus rendimentos em curto prazo. Então passe a se importar com pequenas atividades que você desenvolve no dia a dia, planeje seus dias e verá resultados semanais, organize suas semanas e terá resultados mensais, planeje seus meses e terá resultados anuais.


07 – Aceite que quase tudo custa dinheiro

Um dos motivos pelos quais sonhos não se realizam é a falta de dinheiro. Antes de eu realmente atingir a vida adulta, achava que as coisas se realizavam magicamente. “Vai sobrar dinheiro”, “Sempre vamos ter dinheiro”. Não é bem assim. Se quiser ter dinheiro para fazer a viagem dos sonhos, você vai ter que criar orçamentos e economizar. Esse é o sistema: se você quer, pague por isso. Então, para que seus objetivos sejam concretizados, a organização das suas finanças é imprescindível. Pesquise mais sobre educação financeira e mantenha seu dinheiro sob controle para que ele seja usado a seu favor.


08 – Apenas comece!

A procrastinação é um problema dos grandes. É um hábito muito difícil de mudar, mas não é impossível. Nós passamos pelo dia 31 de dezembro já pensando que o dia 1 de janeiro é feriado e não vamos precisar fazer nada, apenas relaxar. Bem, vamos começar por aí. Use o primeiro dia do ano para organizar e planejar o que você precisa fazer em curto prazo. Afinal de contas é o primeiro dia do ano, mas é só mais um dia no seu cotidiano, não tem motivos para você ficar parado. Arregace as mangas e COMECE JÁ!


09 – Não desista na primeira dificuldade que aparecer

Planos podem dar errado. Às vezes, nossos esforços não são suficientes, e está tudo bem. Reavalie seus desejos e não desista se algumas de suas metas não derem certo. Prossiga para que o próximo ano seja melhor ainda.


Bem, vamos colocar em prática e esperar que 2019 finalmente seja o ano em que poderemos dizer que alcançamos todas as nossas metas!

Fechar