Curiosidades

40 fatos inusitados sobre o parques da Disney

Que a Disney é um mundo mágico, todo mundo sabe. As histórias e personagens encantam públicos de todas as idades desde o surgimento da produtora, em 1923. Mas você já se perguntou o que acontece por trás desse universo?

Os parques da Disney são a representação real dessa magia, e recebem milhares de pessoas todos os anos. Porém, eles escondem alguns segredos incríveis que fazem do lugar ainda mais especial. Confira a seguir 40 fatos inusitados sobre a terra do Mickey.

40 fatos inusitados sobre o parques da Disney 40 fatos inusitados sobre o parques da Disney


01 – Sempre aberto

Os parques só foram fechados três vezes desde a inauguração, em 1971. Em 1999, foi por conta do Furacão Floyd; em 2001, após o atentado de 11 de setembro; e em 2002, por uma falha de energia.


02 – Túneis secretos

O Magic Kingdom, parque principal do complexo de Orlando, na Flórida, fica um nível acima do chão. O subsolo é cheio de túneis, usados por membros da organização.


03 – Dois dedos

Quando perguntados sobre orientações de caminho, os funcionários do parque sempre apontam com dois dedos – apontar com um só pode ser considerado uma ofensa em alguns países.


04 – Fogos de artifício

A Walt Disney Company é a maior consumidora de fogos de artifício do mundo, e a segunda maior de explosivos – só ficando atrás do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.


05 – Tudo limpinho

Você nunca estará a mais de 30 passos de uma lixeira nos parques. O próprio Walt Disney calculou que essa é a distância que uma pessoa anda antes de jogar o lixo no chão.


06 – Sem chiclete

Para evitar sujeira nos parques, Walt Disney determinou que não se vende chiclete em nenhuma loja ou restaurante do complexo.


07 – Andy

Há alguns anos, se você gritasse “O Andy está vindo” perto de personagens da Pixar, eles caíam no chão, como acontece no filme “Toy Story”. Porém, muitos funcionários acabavam se machucando, então agora eles respondem “O Andy está na faculdade”.


08 – Pessoas… mortas?

Muitas pessoas tentam jogar as cinzas de entes falecidos nos brinquedos dos parques, que ficam fechados até serem limpos.


09 – Segurança animal

Todos os banheiros no Animal Kingdom possuem tranca nas portas – caso algum animal escape, os visitantes podem se esconder lá.


10 – Suíte exclusiva

Existe uma suíte secreta dentro do castelo da Cinderela. Só é possível ficar lá através de promoções – ou se você for uma celebridade, como Kevin Jonas e Katy Perry, que já se hospedaram no castelo.


11 – Melhor época

A semana entre o Natal e o Ano Novo é a mais cheia do ano nos parques. Já o mês de setembro e o período do fim de janeiro até a metade de fevereiro são as épocas mais vazias.


12 – Criador

Walt Disney morreu de câncer no pulmão anos antes da inauguração do Magic Kingdom.


13 – Sigla

O Epcot foi construído originalmente para ser uma comunidade para 20.000 pessoas. O nome é uma sigla em inglês de “Protótipo de Comunidade Experimental do Amanhã”.


14 – Surpresas

Há milhares de figuras do Mickey escondidas na decoração dos parques e dos resorts do complexo Disney.


15 – Das antigas

No Magic Kingdom, 14 atrações funcionam desde a inauguração do parque, nos anos 70.


16 – Cheirinho bom

Os parques da Disney são equipados com aromatizadores, que deixam cada ambiente com um cheiro específico. A fila do brinquedo do filme “Piratas do Caribe”, no Magic Kingdom, tem o aroma de água do mar.


17 – Vida na Disney

Se você quisesse passar uma noite em cada suíte dos hotéis da Disney, levariam 68 anos para completar a estadia.


18 – Complexo enorme

O complexo Disney é do tamanho da cidade de São Francisco, da Califórnia, ou duas vezes a área de Manhattan, em Nova York.


19 – Rio de esgoto

Em Liberty Square, o caminho marrom marcado no chão é para representar o esgoto a céu aberto que percorria a América nos tempos de colônia. Para manter o cenário, não há banheiros no local.


20 – Seguindo o script

Tudo na Disney faz parte de um grande roteiro: os funcionários têm um dicionário próprio e devem seguir uma série de regras para não quebrar a magia do espetáculo, sempre presente no dia a dia dos parques.


21 – Regras de look

Os funcionários precisam seguir um protocolo de visual, que envolve um penteado discreto, maquiagem leve e nada de tatuagens visíveis.


22 – Achados e perdidos

Mais de 200 óculos de sol são perdidos nos parques da Disney diariamente. Eles vão diretamente aos Achados e Perdidos.


23 – Plástico, não!

Você não encontrará canudos ou tampas de copos de plástico no Animal Kingdom. A medida foi tomada para preservar a natureza e o habitat dos animais do parque.


24 – Fim dos Beatles

Os Beatles acabaram a carreira na Disney! Em 1974, John Lennon estava em um dos resorts do complexo, passando férias com a família. Foi quando ele assinou o documento que encerrava definitivamente a banda.


25 – Assombrações

A atração The Haunted Mansion não é a única com assombrações dentro da Disney. No brinquedo do filme “Piratas do Caribe”, um funcionário morreu durante as construções, e dizem que sua alma continua por lá.


26 – Grama cenográfica

O único lugar na Disney onde a grama não é cortada é ao redor da atração The Haunted Mansion, para seguir o tom sombrio do brinquedo.


27 – Sonhos são realidade

Os funcionários são encorajados a criarem momentos mágicos com os visitantes, como dar um sorvete grátis a uma criança ou um upgrade na suíte do hotel a uma família. Não é todo dia, mas pode acontecer.


28 – Funcionários sábios

Você nunca irá ouvir uma resposta como “Eu não sei” de algum funcionário na Disney. Eles devem memorizar cada canto e acontecimento dos parques em que trabalham – e têm tudo na ponta da língua.


29 – Tribos

Existe uma hierarquia entre os funcionários da Disney. No refeitório, por exemplo, quem trabalha como garçom nos restaurantes não pode nem pensar em sentar com as princesas – coisa de filme mesmo.


30 – Atração eterna

A única atração que provavelmente nunca irá fechar ou sofrer alterações é o Carousel of Progress, criada pelo próprio Walt Disney. Dizem que esse era o brinquedo favorito dele.


31 – Vazio por dentro

O icônico Castelo da Cinderela é feito de fibra de vidro e não tem nada além de um restaurante, uma boutique e a suíte que é quase impossível de reservar. Nada mais.


32 – Ingresso barato

Quando os parques foram inaugurados, lá nos anos 70, o ingresso adulto custava 3,50 dólares, preço menor do que de uma garrafa de água na Disney atualmente.


33 – Perna de peru

Todos os anos, os visitantes consomem quase 1 milhão de quilos da famosa Turkey Leg, uma coxa de peru enorme que é vendida nos parques da Disney.


34 – Ficar até o final

Depois do show de fogos no Castelo da Cinderela, os visitantes que não tiverem pressa em irem embora poderão curtir uma outra pequena apresentação de luzes, “The Kiss Goodnight”, um agrado cheio de magia para quem ainda está no parque.


35 – Aquário gigante

O aquário do Epcot Center é tão grande que cabe uma outra atração famosa da Disney lá dentro, a Spaceship Earth.


36 – Estúdios Disney

O parque Hollywood Studios já foi, de fato, um estúdio de gravação, onde o programa “The Mickey Mouse Club” era produzido.


37 – Decoração natalina

Na época do Natal, o parque ganha mais de 1.500 árvores de Natal e milhares de guirlandas, em uma das decorações mais bonitas do ano.


38 – Montanha-russa do U2

A montanha-russa Rock ‘n’ Roller Coaster, do Aerosmith, foi oferecida à banda U2 quando o parque estava sendo construído, mas a banda de Bono Vox recusou.


39 – Safari esperto

Alguns animais no Animal Kingdom são enganados de propósito para se aproximarem dos carros do safari. Os funcionários colocam mel no lado externo da caminhonete, por exemplo, para atrair elefantes.


40 – Aumento de público

O dia de abertura do Magic Kingdom teve 10 mil visitantes. Atualmente, eles esperam todos os dias um público 5 vezes maior.


Mais sobre a Disney

Fechar