10 benefícios do Chi Kung

O Chi Kung ou Qigong é uma prática chinesa milenar que se traduz como a arte de cultivar energia para que circule de maneira adequada e harmoniosa através de nosso organismo. Trata-se de uma grande diversidade de técnicas que incluem a mente, o exercício físico e a respiração para favorecer estados de calma, melhorar o desempenho e gerar bem-estar em qualquer idade, de acordo com vários estudos.

Esta prática combina movimentos lentos, exercícios de respiração e concentração. Geralmente, se baseia em repetições de conjuntos de movimentos muito precisos, projetados especificamente para beneficiar a saúde em diferentes níveis. De fato, se for realizado regularmente, alguns benefícios podem ser experimentados imediatamente.

10 benefícios do Chi Kung

As práticas de Chi Kung testadas em pesquisas sobre a saúde incorporam uma série de movimentos simples. Além disso, incluem um estado focado de consciência relaxada e uma variedade de técnicas de respiração que acompanham os movimentos ou posturas.

Os fundadores do Chi Kung se inspiraram na natureza, nos animais e nos elementos do universo. Muitos métodos dessa prática imitam animais para adquirir certas qualidades, o que tem efeitos positivos sobre a saúde. Entre eles, destaca-se a respiração da tartaruga, prática inventada há 1400 anos pelos taoístas. Eles observaram a impressionante longevidade desses animais, contemplaram seus gestos e sua respiração, e desenvolveram exercícios de imitação para manter a saúde e prolongar a vida.

A seguir, apresentaremos alguns benefícios do Chi Kung que você deve considerar se estiver planejando começar a incluir essa disciplina em seu dia a dia.

Conheça os principais benefícios do Chi Kung


01 – Reduz o estresse

É um exercício no qual se trabalha tanto o corpo quanto a mente graças à combinação de movimentos e respirações profundas. Portanto, através da prática, ambos começam a relaxar e, consequentemente, reduzem os altos níveis de estresse e favorecem um estado de calma e paz.


02 – Melhora o sono

O relaxamento profundo e a tranquilidade mental obtidos pela prática do Chi Kung ajudam a pegar no sono com mais facilidade e a ter um descanso de maior qualidade.


03 – Aumenta os níveis de energia

Os movimentos suaves e lentos facilitam a abertura da energia dos canais do corpo. Portanto, as pessoas que praticam o Chi Kung têm mais energia, o que também beneficia a vitalidade sexual e a fertilidade.

10 benefícios do Chi Kung


04 – Equilibra as emoções

Praticar o Chi Kung favorece um aumento de habilidades como a concentração e atenção, ambas essenciais para gerenciar as emoções adequadamente e desenvolver uma mente clara e calma que nos permita deixar de viver de forma automática.


05 – Elimina as toxinas

A pele, assim como os intestinos, é um órgão que tem entre suas funções a eliminação de resíduos do corpo. De acordo com a medicina chinesa, a prática do Chi Kung faz com que o corpo elimine as toxinas através dela.


06 – Favorece a conexão com o presente

Os exercícios que são realizados na prática do Chi Kung visam se conectar com o presente, favorecendo uma atitude otimista e alegre em relação à vida. Deste modo, experimentar a felicidade será muito mais simples.


07 – Evita lesões nas articulações

O equilíbrio proporcionado pela prática do Chi Kung nos ensina a nos movermos sem forçar ou bloquear as articulações. Através do alongamento suave, a flexibilidade aumentará e as lesões nessas partes do corpo serão evitadas.


08 – Acelera a recuperação

Você pode praticar Chi Kung depois de uma lesão ou cirurgia. Fazer os movimentos suaves usando as partes intactas ajuda a acelerar a recuperação das outras, pois aumenta a circulação e o fluxo de energia para todas as partes do corpo.


10 benefícios do Chi Kung

09 – Alivia enxaquecas

Segundo a medicina tradicional chinesa e o Chi Kung, a perda de bem-estar e saúde é resolvida a partir do campo energético. Este deve estar em constante movimento e, além disso, deve ser uniforme. Desta forma, a dor de cabeça é causada por um acúmulo de energia.

Assim, a prática de vários exercícios de Chi Kung ajuda a aliviar a enxaqueca, pois ao obter um relaxamento profundo, você pode restaurar o equilíbrio interno.


10 – Favorece a digestão

O último dos benefícios do Chi Kung é que melhora a função do sistema gastrointestinal pois regula e fortalece as contrações do intestino, além de acelerar a evacuação e eliminar os gases. Inclusive, muitos de seus exercícios ajudam a tonificar o fígado e o pâncreas.


Esperamos que esta lista de benefícios do Chi Kung tenha sido suficiente para convencê-lo a experimentar essa disciplina. Lembre-se de que existem milhares de estilos diferentes em todo o mundo. A chave é começar a praticar com moderação, até encontrar a que melhor se adapta a você.

Close