Por que nunca devemos perseguir lagartixas


Share via

Algumas pessoas dizem que as lagartixas têm superpoderes. Em primeiro lugar, elas parecem não respeitar a gravidade (suas patas “grudam” nas paredes e no teto); além disso, têm uma visão noturna invejável. Mas apesar de tudo isso, quando uma pessoa vê uma lagartixa ou um pequeno lagarto no jardim, o primeiro impulso costuma ser o de se livrar deles o mais rapidamente possível, o que não deveria acontecer.

O Tediado adora descobrir coisas novas sobre os animais. Hoje, queremos que você aprenda um pouco mais sobre as lagartixas.

Elas se alimentam de insetos perigosos

Por que nunca devemos perseguir lagartixas 2

Algumas pessoas têm muito medo de répteis, e alguns deles são realmente perigosos. No entanto, além de não representarem uma ameaça, a maioria é útil para os humanos. As lagartixas, por exemplo, se alimentam de insetos que muitas vezes lutamos para eliminar, como baratas, moscas, aranhas, cupins e vespas.

Se um pequeno lagarto decidir morar no seu jardim, significa que ele considera o local limpo e ecológico

Por que nunca devemos perseguir lagartixas 3

Os lagartos sofrem muito com os diferentes produtos químicos e tóxicos produzidos pelo homem. Portanto, se começarem a aparecer no seu jardim, significa que consideram o ambiente um bom local para se viver. Além disso, como os insetos muitas vezes sofrem mutações e passam a resistir aos inseticidas, os lagartos e as lagartixas são a maneira mais natural de se livrar das pragas de jardim.

Diferentemente dos pássaros, os lagartos não vão comer qualquer coisa do seu jardim

Por que nunca devemos perseguir lagartixas 4

Lagartos e lagartixas não comem qualquer fruta ou vegetal do jardim, e é nesse ponto que eles são muito diferentes dos pássaros. As aves se alimentam de insetos e outras pragas de jardim, mas também adoram comer frutas, sementes ou outras hortaliças que você possa vir a cultivar. Embora os pássaros pareçam inofensivos, eles podem acabar com o seu jardim, diferentemente dos lagartos, que normalmente costumam apenas protegê-lo.

Eles não são perigosos para os humanos

Por que nunca devemos perseguir lagartixas 5

Embora às vezes pareça que as lagartixas têm superpoderes porque conseguem caminhar tranquilamente pelas paredes e pelo teto, elas não são perigosas. As lagartixas domésticas comuns não são venenosas e não representam qualquer ameaça para os humanos (elas só mordem quando se sentem ameaçadas); na verdade, prestam um grande serviço ao se alimentarem das pragas que temos também dentro de casa.

Alguns lagartos podem transmitir salmonela

Por que nunca devemos perseguir lagartixas 6

Assim como muitos outros répteis, as lagartixas podem transmitir salmonela. Mas isso não acontece pela mordida e sim pelas fezes. Portanto, se você encontrar excremento de lagartixa em alguma coisa, lave bem, não toque e não deixe animais como cachorros e gatos se aproximarem.

Você conhece outros animais que as pessoas costumam temer e que na verdade são ótimos “ajudantes”? Compartilhe nos comentários.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend