15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença


Share via

A diferença de um filme de sucesso para um fracasso está nos pequenos detalhes. Prestar atenção em pequenos processos diários, faz toda diferença. A verdade é que não existe fórmula para o sucesso. Quando nos sentamos para assistir a um filme, talvez o façamos em nosso momento de “ócio total” e não somos tão meticulosos na hora de analisá-lo. No entanto, o certo é que há muito trabalho por trás de cada cena, de cada plano, da fotografia e, muitas vezes, tudo tem um porquê. À primeira vista, ou não nos damos conta, ou não sabemos a que se refere, mas com o tempo, essas particularidades são conhecidas e nos surpreendem ao percebermos a complexidade que é fazer cinema.

O Tediado é um grande fã da sétima arte e, por sua curiosidade inabalável, investigou e encontrou alguns dados que conferem ainda mais sentido a certas cenas da história do cinema.

1 – Um ator com vontade de brincar

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 2

Em Venom (2018), Tom Hardy improvisou o momento engraçado em que Eddie Brock entra em um tanque de lagostas. Originalmente, isso não estava no roteiro, mas quando viu o tanque no set, o ator disse que entraria nele. Foi uma das melhores cenas do filme.

2 – Quando um dente quebrado serve para um personagem

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 3

Em Debi & Loide (1994), o dente quebrado de Loide é real. Um menino pulou na cabeça de Jim Carrey quando ele era criança. Para deixar o personagem mais de acordo com o roteiro, decidiram retirar a faceta dentária.

3 – Para não esquecer o pôr do sol

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 4

Em Eu Sou a Lenda (2007), o personagem de Will Smith usa dois relógios, um digital e outro analógico, como garantia. Isso para que o alarme nunca o deixe esquecer a hora do ocaso.

4 – Filho de peixe, peixinho é

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 5

Em Homem de Ferro (2010), o menino com a máscara do Homem de Ferro é interpretado por Max Favreau, o filho do diretor do filme, Jon Favreau.

5 – Dinheiro com um rosto conhecido

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 6

Em Toy Story 2 (1999), Steve Jobs está na nota de um dólar. Há uma relação entre a Pixar e o empresário que muitos não conhecem: ele foi o responsável pela empresa no início, que originalmente nasceu voltada para o desenvolvimento de hardware.

Após uma série de problemas, a Pixar cresceu graças à força de vontade de Steve Jobs. Toy Story — Um Mundo de Aventuras (1995), elevaria ainda mais o nível da empresa, já que foi um sucesso fenomenal e, além disso, foi o primeiro filme de animação da história produzido integralmente em um computador.

6 – Quando um gesto da vida real passa ao mundo animado

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 7

Em Mulan (1998), Mulan passa muito a mão no cabelo porque os animadores perceberam que a atriz Ming-Na Wen, que fazia a voz da personagem, tocava muito o seu enquanto gravava. Por essa razão, adicionaram a característica ao personagem.

7 – Um pouco de publicidade para quem o treinou

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 8

No filme Chef (2014), o food-truck de Kogi pode ser visto ao fundo em uma das cenas. Esse food-truck é do chef Roy Choi, que foi coprodutor do filme e treinou Jon Favreau para o papel de chef. Depois, juntos, fizeram The Chef Show, um programa de culinária que estreou na Netflix.

8 – Um close-up dos pés

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 9

Em O Senhor dos Anéis — A Sociedade do Anel (2001), a imagem de Proudfoot com os pés para cima é uma homenagem direta à adaptação animada de 1978 de O Senhor dos Anéis, dirigida por Ralph Bakshi.

9 – Um penteado que não é casualidade

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 10

Em Queime Depois de Ler (2008), o cabelo de Tilda Swinton tem um porquê. Ela contou que o penteado da sua personagem foi inspirado no de Edna Krabappel, a professora de Os Simpsons.

10 – Dois personagens, duas dentaduras

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 11

Em Homem-Aranha 2, de Sam Raimi (2002), Willem Dafoe usa prótese dentária durante a maior parte do filme como Norman Osborn, mas seu alter ego, o personagem Duende Verde, conserva os dentes naturais, menos perfeitos, de Willem.

11 – Tudo fica em família

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 12

Em Esqueceram de Mim 2 — Perdido em Nova York (1992), vemos Fuller usando o mesmo casaco que Kevin usou em Esqueceram de Mim (1990), ou seja, Kevin cresceu e passou o casaco para Fuller, como uma herança.

12 – Um dado para os apaixonados por matemática

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 13

Em Endiabrado (2001), o diabo se disfarça de professora e passa aos alunos uma equação matemática, para que a resolvam. Essa equação é, na realidade, uma famosa equação sem solução para números inteiros, conhecida como o “Último Teorema de Fermat”.

13 – A semelhança é clara

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 14

Em Grease — Nos Tempos da Brilhantina (1978) uma das garçonetes é interpretada por Ellen Travolta, irmã (15 anos mais velha) de John Travolta, protagonista do filme. A semelhança entre os irmãos é evidente, não é mesmo?

14 – Uma homenagem à universidade

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 15

Em As Patricinhas de Beverly Hills (1995), Josh usa um boné da Universidade do Kansas. A peça realmente era de Paul Rudd que interpreta o personagem. Ele é do Kansas, estudou na universidade local e se graduou em Teatro.

15 – Não se deve julgá-lo pelo nome

15 pequenos detalhes escondidos em filmes que fazem a diferença 16

Em Um Duende em Nova York (2003), o gerente Gimbel tem um crachá com o nome “Wanda”. Os diretores contrataram Wanda Sykes para o papel, mas ela abandonou o projeto no último momento. Quando Faizon Love foi gravar suas cenas, optaram por usar o crachá com o nome Wanda.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend