5 hábitos que podem deixar você mais cansado que o normal


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Anda se sentindo mais cansado do que o normal? Não é fácil ter a quantidade de sono correta e relaxar com a correria do dia a dia. Seja por adversidades no trabalho ou em casa, provavelmente você tem acordado já sentindo cansaço e estresse.

Porém, se você está conseguindo ter oito horas de sono, uma rotina de exercícios e alimentação saudável, e ainda assim se sente cansado, está na hora de olhar mais detalhadamente sobre o que pode estar acontecendo.

Pensando em te ajudar com isso, nós do Tediado separamos 5 das principais coisas que costumamos fazer e que, de acordo com a ciência, podem ser a causa de vivermos cansados com frequência. Confira!

1. Está constantemente estressado

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No mundo atual, o estresse é um problema generalizado que pode causar uma série de complicações para a saúde. Uma delas é aquela sensação frequente de cansaço, que parece que não importa o quanto você durma, ela não vai embora. Isso acontece porque o estresse evolui em três fases.

A primeira é a de alerta, que é quando o corpo se prepara para enfrentar a situação de ameaça ou perigo, ficando mais alerta. Quando mais isso durar, mas exaustivo será para o seu organismo se manter nesse estado. A segunda fase é a de resistência, na qual o organismo tenta voltar ao normal. Já a terceira fase é chamada de exaustão, que, como o nome já diz, é a que causa principalmente cansaço excessivo e apatia.

2. Não mantém uma alimentação saudável

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Outro motivo pelo qual você se sente cansado pode ser uma má alimentação. Vamos pensar no nosso corpo como um celular, que para funcionar corretamente tem de ser recarregado com frequência. Com ele, isso é feito com energia elétrica. Conosco isso é feito através da ingestão de alimentos, que serão digeridos e convertidos em energia para as células.

Perceba que falamos alimentação balanceada e não comer muito. Isso porque ingerir alimentos processados também pode causar cansaço, uma vez que eles possuem muitas calorias, mas pouco valor nutricional. Para garantir uma boa dieta, portanto, é necessário ter um prato colorido que contenha todos os grupos nutricionais, como carboidratos e lipídeos, que são as principais fontes de energia. Além do mais, uma má alimentação pode causar problemas de saúde que possuem como um dos sintomas o cansaço, como é o caso da anemia e da diabetes mellitus.

3. Não pratica atividades físicas

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O sedentarismo, além de ser uma das principais causas de vários problemas de saúde, também pode te fazer sentir cansado frequentemente, criando uma espécie de círculo vicioso. Você não se exercita porque está sem energia e não tem energia porque não movimenta o corpo. Além do mais, a falta de atividades físicas está relacionada com o surgimento de doenças que também causam cansaço, como problemas cardiovasculares e diabetes.

Um estudo da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, explicou que fazer exercícios físicos de baixa intensidade, como caminhada, pode aumentar os níveis de energia do corpo em até 20% e reduzir até 65% da sensação de fadiga, caso sejam feitos de maneira regular.

4. Não bebe água o suficiente

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Esquecer de beber água ao longo do dia também pode causar cansaço. O que acontece é que o líquido, que forma boa parte do nosso corpo, é essencial para carregar os nutrientes que as células usam para produzir energia o suficiente para que o organismo consiga realizar todas as suas funções. Por isso que um dos principais sintomas da desidratação é justamente a fadiga.

O ideal é manter uma ingestão constante de água e alimentos ricos nela, como frutas, sucos e até mesmo sopas. Café também pode ser incluído nessa lista, visto que a cafeína encontrada nele promove um aumento de energia, mas sempre com moderação ou pode causar o efeito contrário e te deixar ainda mais cansado.

5. Não tem uma boa rotina de sono

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Essa causa pode parecer meio óbvia, mas é algo que muita gente acaba negligenciando. Uma boa noite de sono é importante pois permite que o nosso corpo recarregue as energias e se prepare para um novo dia. Quando ela não é suficiente, o principal efeito é a fadiga ao longo do dia, que também pode causar falta de atenção e irritabilidade.

É preciso, no entanto, se atentar que ter uma rotina de sono saudável não implica, necessariamente, dormir muito e sim dormir bem. Você pode dormir dez horas por noite e ainda se sentir cansado no outro dia, caso tenha tido um sono inquieto e cheio de interrupções. Para evitar isso, é indicado tentar relaxar antes de ir para a cama, evitar bebidas com cafeína, cochilos durante o dia e também o uso do celular durante a noite.

E aí, esse artigo foi útil para você? Já tentou mudar algum desses comportamentos e viu melhora nos seus níveis de cansaço? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!


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