11 maiores sucessos nos cinemas da Xuxa a rainha dos baixinhos


Maria da Graça Meneghel, mais conhecida como Xuxa. No início de sua carreira, nossa rainha já se aventurava pelas telonas do Brasil. Primeiro no elenco da trupe humorística Os Trapalhões e depois estrelando em seus próprios longas-metragens.

Hoje mergulhamos na nostalgia para trazer informações bem interessantes sobre alguns desses filmes que foram parte importante da carreira de Xuxa Meneghel.

01 – Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988)

11 maiores sucessos nos cinemas da Xuxa a rainha dos baixinhos 2

Esse filme foi o primeiro longa-metragem com a apresentadora no papel de protagonista. Seu look eternizado, com ombreiras, brincos em formato de X, camisa estampada e botas brancas foi confeccionado pela própria mãe da Xuxa e inspirado em outra “realeza”, o rei do pop internacional, Michael Jackson.

Por causa de uma produção muito cara, foi necessário muito merchandising para custear o projeto. Mais de 10 marcas aparecem de maneira bem casual no decorrer da história.

No ano de seu lançamento, o filme recebeu excelente resposta do público. Somente na primeira semana de exibição, ele foi o terceiro mais assistido nas salas de cinema de todo o país.

02 – Lua de Cristal (1990)

11 maiores sucessos nos cinemas da Xuxa a rainha dos baixinhos 3

O filme iria se chamar Xuxa e a Turma Invencível, mas quando a música tema ficou pronta e Xuxa a escutou, ela se apaixonou e achou que tinha tudo a ver com sua história e com o filme. Então o título foi trocado para Lua de Cristal. Mas no refrão ainda é cantado: “nós somos invencíveis, pode crer…”

Houve um movimento beneficente chamado “Doe a quem dói” no dia da estreia do filme. Os espectadores podiam pagar por seus ingressos com uma doação de um quilo de alimento não-perecível. Eles conseguiram arrecadar 450 toneladas de alimentos.

03 – Xuxa Requebra (1999)

11 maiores sucessos nos cinemas da Xuxa a rainha dos baixinhos 4

O filme é uma comédia romântica no qual Xuxa faz par com o cantor Daniel. Ele foi exibido nos cinemas durante as férias e bateu o recorde de público entre os filmes daquele ano, com aproximadamente 2.100.000 espectadores.

A trilha sonora do longa ficou a cargo de artistas de amplo sucesso na época, como Vinny, Tiazinha, Fat Family, Terra Samba e, claro, Daniel. Aliás, ele foi escolhido para desempenhar o papel de “Felipe” no filme, após uma pesquisa junto ao público. Nomes como o de Alexandre Pires chegaram a ser cogitados para o papel, mas por fim, a escolha foi pelo cantor Daniel.

04 – Xuxa Popstar (2000)

11 maiores sucessos nos cinemas da Xuxa a rainha dos baixinhos 5

O filme anterior, Xuxa Requebra, foi um filme para o público adolescente. Então, para seu próximo projeto, Xuxa planejou fazer algo para as crianças. Ela queria a participação da dupla Sandy & Junior, mas a Globo Filmes vetou a ideia, pois já havia planos de lançar um filme com os irmãos como protagonistas. Depois do cancelamento, Xuxa conversou com sua equipe e eles decidiram fazer mais um filme voltado ao público adolescente, recheado de bandas e músicas nacionais que estavam em alta na época, e que veio a ser o Xuxa Popstar.

Segundo Xuxa, parte da história do filme foi inspirada em um fato ocorrido com ela mesma, quando passou três meses nos Estados Unidos, no início da sua carreira de modelo. Ela desejava mostrar os anseios e as angústias de uma garota que, por conta da profissão, precisa ficar distante de todos os que ama (pais, familiares e amigos); e também falar sobre a glamourização da profissão e das dificuldades da carreira.

05 – Xuxa e os Duendes (2001)

11 maiores sucessos nos cinemas da Xuxa a rainha dos baixinhos 6

O filme foi concebido e pensado para seguir uma tendência do mercado cinematográfico da época: contar uma história fantástica, que misturasse coisas do mundo real com as do mundo mágico. Mas, além disso, Xuxa também desejava fazer um trabalho no qual as histórias já bastante conhecidas pudessem ser recontadas para o público infantil.

No roteiro original do filme, Gugu faria par romântico com Xuxa, mas acabou interpretando um vilão e o personagem “Rico”. O filme se chamaria apenas Duendes, mas, como o nome de Xuxa sempre teve um grande peso no mercado, foi renomeado para o lançamento.

Em um relato ao programa Altas Horas, Xuxa contou que um duende realmente a visitou em seu sítio. O pequeno estava segurando a colcha da cama dela e acabou dando um baita susto na atriz quando a puxou.

06 – Xuxa e os Duendes 2: No Caminho das Fadas (2002)

11 maiores sucessos nos cinemas da Xuxa a rainha dos baixinhos 7

No filme que fez sequência ao título Xuxa e os Duendes, a rainha dos baixinhos fez par romântico com seu ex-namorado, Luciano Szafir. A história do filme traz uma fábula simples, mas com foco na diversidade. A história de uma fada que se apaixona por um homem comum mostra para as crianças que toda diferença entre pessoas e seres, na verdade, não faz diferença alguma.

O elenco trazia nomes de peso, como os de Vera Fischer, Zezé Motta, Betty Lago, Thiago Fragoso, Susana Vieira e Deborah Secco. Aliás, na última cena do filme, uma bruxa interpretada por Susana Vieira aparece dizendo que a história não acaba assim e então começa a rir, fazendo parecer que a história continuaria em um possível Xuxa e os Duendes 3, mas não tivemos notícia sobre isso desde então.

07 – Xuxa Abracadabra (2003)

11 maiores sucessos nos cinemas da Xuxa a rainha dos baixinhos 8

O filme foi desenvolvido tendo como base um antigo desejo de Xuxa, que era o de produzir um filme com linguagem completamente voltada para o público infantil. Ela sempre quis combinar contos de fadas e folclore de maneira leve e divertida. A ideia foi reunir, em um único roteiro, vários personagens de histórias infantis.

Com um viés mais cômico, o filme contou com atores como Márcio Garcia, Cláudia Raia, Maria Mariana Azevedo, Heloisa Périssé, Leandro Hassum, Lúcio Mauro Filho, Sérgio Mamberti, entre outros. A bilheteria também foi um sucesso: mais de 2.2 milhões de pessoas compareceram às salas de cinema para prestigiar o título.

08 – Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida (2004)

11 maiores sucessos nos cinemas da Xuxa a rainha dos baixinhos 9

Moacyr Góes, o diretor do filme, diz ter desenvolvido o roteiro baseando-se em várias influências, como os filmes Os Caçadores da Arca Perdida e Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido, e até mesmo a peça shakespeariana Sonho de uma Noite de Verão. O filme também contém referências das mitologias escandinava, inca e do nosso folclore brasileiro.

Uma questão divertida sobre o filme: Xuxa fazia par romântico com o ator Marcos Pasquim (personagem “Igor”) e relatou que fazer a cena de beijo com Pasquim foi mais ou menos como beijar um cinzeiro (fazendo referência ao fato do ator ser fumante à época das filmagens). Mas, nada que um punhado de balinhas de menta não pudesse resolver, não é mesmo?

09 – Xuxa Gêmeas (2006)

11 maiores sucessos nos cinemas da Xuxa a rainha dos baixinhos 10

Na época da pré-produção do filme, o programa Domingão do Faustão lançou e transmitiu o concurso que buscava uma sósia de Xuxa. Tal concurso escolheria uma sósia da artista para trabalhar com ela no filme, principalmente nas cenas nas quais as irmãs se enfrentavam. As candidatas tinham entre 18 e 35 anos. A final do concurso foi no dia 27 de agosto de 2006 e a vencedora foi a carioca Isabele Fintelman que confessou ter realizado um grande sonho: conhecer Xuxa pessoalmente. Que legal isso, né?

Apesar de o filme ter sido lançado em 2006, Xuxa confessa que começou a trabalhar no roteiro dele já em 1989. Ela imaginava que suas gravações seriam no México e que seria lançado na América Latina. Como na época não foi possível fazer as coisas como a Rainha dos Baixinhos desejava, ela retomou a ideia em 2006.

Outra curiosidade é que cenas do filme foram feitas no Circo de Beto Carrero World — e o próprio cowboy brasileiro participou das gravações.

10 – Xuxa em Sonho de Menina (2007)

11 maiores sucessos nos cinemas da Xuxa a rainha dos baixinhos 11

Esse é o primeiro filme estrelado por Xuxa produzido pela Conspiração Filmes e se trata de um roteiro de aventura que fala de uma professora do interior que deseja realizar o sonho de ser atriz na cidade grande. Devido a uma série de mal-entendidos e confusões, Kika (Xuxa) se vê perdida e recebe a ajuda de uma senhora misteriosa. Ela lhe dá um bolo de maçã que faz com que Kika se transforme em criança novamente. Você já pode imaginar a confusão, não é mesmo?

Na história o ator Carlos Casagrande faz par romântico com a Rainha dos Baixinhos. A atriz mirim Letícia Botelho faz o papel de Kikinha (a versão infantil de Kika). A história do filme é uma espécie de continuação do filme Lua de Cristal e segue a mensagem de que todos podem realizar seus sonhos e, nesse filme, Xuxa desejou passar uma nova mensagem para as crianças: Querer, poder e conseguir!

11 – Xuxa em O Mistério de Feiurinha (2009)

11 maiores sucessos nos cinemas da Xuxa a rainha dos baixinhos 12
Nesse filme, Xuxa contracenou novamente com seu ex-namorado Luciano Szafir, e com sua filha Sasha Meneghel, além de um elenco de peso que incluía Angélica, Luciano Huck, Hebe Camargo, Daniele Valente e Bernardo Mesquita.

A história fala de personagens de histórias em quadrinhos que, já adultos, unem-se para resgatar a fábula de Feiurinha — que apesar desse nome um tanto quanto estranho, tratava-se de uma linda princesa. Fala-se em “resgatar” porque, segundo o roteiro, a fábula de Feiurinha havia sido esquecida pelas crianças e adultos.

A história do filme foi escrita por Pedro Bandeira e baseada em uma obra de Monteiro Lobato, em que pessoas do mundo encantado passam a viver no mundo real. E foi o próprio Pedro Bandeira quem insistiu com Xuxa para que sua filha, Sasha Meneghel, participasse do longa-metragem. Escolha, aliás, muito bem acertada.

E desde então não tivemos mais filmes exclusivamente com a nossa rainha. Ela até chegou a participar de um outro filme no ano de 2016 em que interpretou ela mesma, mas até o momento não temos notícias de novos projetos. Uma pena, não é mesmo?!

Agora queremos escutar você. Qual desses filmes você gostou mais? Com quem estava quando assistiu? Qual deles gostaria de rever ou assistir a uma continuação? Conta para a gente na seção de comentários.


Compartilhe com os seus amigos!


Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários

Send this to a friend