Texto

9 coisas que o filme Extraordinário nos ensina

9 coisas que o filme Extraordinário nos ensina

Este filme traz a história de uma criança que já nasceu com um desafio: lutar para continuar vivo. O protagonista se chama Auggie, um menino de apenas 10 anos que já passou por nada mais nada menos que 27 cirurgias.

Ele nasceu com uma séria deformidade facial que podia o impedir de ver e até respirar direito. Este garoto, como era de se esperar, passou a maior parte de sua infância estudando em sua casa.

Mas aos 10 anos, os pais resolveram o tirar do seu casulo de proteção para viver as aventuras, alegrias e tristezas do mundo lá fora. E neste artigo, vamos te mostrar as lições que aprendemos com a jornada de conhecimento de Auggie:

01 – Temas delicados na visão de uma criança

Sabemos que as crianças tem um jeito simples e leve de ver os relacionamentos em sua volta e no filme Extraordinário, temas complicados como bullying, problemas familiares e preconceitos são mostrados com a visão de como Auggie vê certas situações.

Os atores conseguem trazer alegria, diversão e emoção a cenas com peso tão carregado de certos assuntos.

02 – A família é mais importante

Os pais de Auggie são simplesmente fantásticos com a maneira de conduzir as novas descobertas e situações que o filho enfrenta com muito otimismo.

O sofrimento que os pais passaram vendo o filho sofrer tanto, não os impediram de mostrar a ele o lado bom da vida.

Também na trama é mostrada a história da adolescente Via, irmã de Auggie. Ela tem uma porcentagem de carência por parte dos pais que dedicavam quase 100% de seu amor e tempo à Auggie.

Mas, nem por isso ela é amargurada. Entende e ama muito seu irmão.

03 – Esclarecendo o bullying

Auggie sofreu muito, na verdade ele ‘ainda’ sofre, porque o mundo muitas vezes não é legal e não sabe lidar com as diferenças. Mas apesar disso ele foi até o fim. Assim, chorou, sorriu e conseguiu mostrar o seu brilho, despertando assim a admiração de todos.

Portanto, por mais que você se sinta diferente e por muitas vezes sozinho, não se preocupe tanto. Você é especial à sua maneira, e encontrará pessoas que valorizam isso em você. Desse modo, lembre-se, você não é especial pelas coisas que possui, pela a sua aparência ou pelo lugar em que você mora. Você é especial por existir. E acredite, você faz a diferença na vida das pessoas.

04 – Seja Gentil

Durante todo o filme é possível ver a gentileza de muitos personagens, como o professor Browne (Daveed Diggs), que ensinou esse preceito na sala de aula e fez com que os alunos, inclusive o Auggie, refletissem sobre tal ação. Dessa forma, na trama ou na vida real, a gentileza é uma virtude e ela sempre será sinônimo de pessoas amorosas e agradáveis. Sendo assim, ser gentil torna o dia mais alegre, prazeroso e transformador. Pratique a gentileza!

05 – Ame e cuide

Dessa maneira, o amor e respeito foram explorados de forma pontual durante todo o filme. Assim, as cenas revelavam muito carinho e compaixão entre os personagens da família e amigos.

É interessante ressaltar que os laços familiares, tanto no filme quanto no livro, são muito fortes, demonstrando o amor incondicional dos pais e também da irmã de Auggie. Mas um amor capaz de motivar, encorajar e transformar. De fato, é uma reflexão magnífica: Estamos nós comprometidos com a nossa família, valorizando, cuidando e ajudando uns aos outros? Portanto, o amor é para ser sentido e compartilhado.

06 – Sonhe e conquiste

As conquistas são méritos, algumas individuais, outras coletivas, mas o significado é o mesmo. Conquistar, ou seja, alcançar, perseverar e lutar.

Por isso, Isabel, mãe do Auggie, nos transmite um belo exemplo de conquista. Além de ser esposa, professora e mãe de alguém que precisa, querendo ou não, de cuidados e atenção especiais ela não deixou de esquecer dos seus sonhos pessoais. Sim, porque as conquistas estão atreladas aos nossos sonhos. Porém, para Isabel, terminar a tese do mestrado, após anos cuidando exclusivamente do filho, é uma grande conquista que ela quer alcançar.

07 – Tenha Coragem de Enfrentar os Obstáculos da Vida

Mesmo sofrendo com o bullying dos colegas e chegando a pensar em desistir, Auggie não cedeu e se manteve firme e continuou frequentando a escola. A sua perseverança fez com que todos mudassem a sua visão em relação a ele, enxergando o quanto ele era especial e extraordinário. Por isso, procure fazer o mesmo em sua vida, quando parecer que tem inúmeras razões para desistir, pense em diversas outras para continuar, persistir e ir além. Dê o primeiro passo e continue, é assim que conseguirá vencer todos os obstáculos e chegar aonde deseja.

08 – Assuma os Seus Erros

Assim como os colegas de Auggie erraram ao discriminá-lo e depois se mostraram arrependidos, você também pode assumir as suas falhas. Somos todos seres humanos e estamos sujeitos a cometer erros, o que não é uma justificativa para agir sem considerar as consequências, mas sim uma condição natural. Então, não tenha medo ou vergonha de assumir quando errar. Faça o possível para consertar o que causou estrago, peça perdão e também se perdoe para que possa continuar.

09 – A amizade e o amor estão acima das aparências

A cada luta vencida por Auggie mediante tanto preconceito, o menino mostra a todos que a aparência é apenas um mero detalhe diante do bem mais precioso: o caráter das pessoas, seu amor e bondade com o próximo.

Auggie, interpretado lindamente por Jacob Tremblay, seus pais que são interpretados pela atriz Júlia Roberts e Owen Wilson e Isabela Vidovic que interpreta sua irmã, deixam bem claro que o menino é uma pessoa normal, como qualquer outro ser humano.

Eles dão uma bela e preciosa lição de vida mostrando que não é a aparência física importante e sim as qualidades interiores que Auggie tem de sobra. Tanto que ele conseguiu um grande amigo, Jack, fiel escudeiro pronto a protegê-lo e dar sua verdadeira amizade.

Lições

Fechar